domingo, 19 de julho de 2009

Se liga, Dunga! O reserva do Júlio César tá aqui!


As vezes desanimo de ver jogos da seleção brasileira quando temos jogadores na escalação como Afonso e Jô. Mas o cúmulo da injustiça é ver que na reserva de Júlio César (títular absoluto, em grande fase, um dos maiores do mundo na atualidade, inquestionávelmente) ver goleiros como Gomes, o mão-de-pau, Helton, o vascaíno desconhecido, e Doni, simplesmente o ruim.

Essa questão de priorizar a convocação de jogadores "estrangeiros" para nossa seleção muitas vezes atrapalha o desempenho da nossa seleção que, mesmo assim, vem num bom retrospecto. O que leva a pensar que o nível do modesto Tottenham Hotspur da Inglaterra, onde Gomes atua, o FC Porto, clube de Helton, e a Roma de Doni - que não ganha um título de expressão há anos - são de um nível mais alto do que os times grandes aqui do Brasil? O que leva a crer que esses jogadores são melhores do que São Marcos di Palestra Itália, que o gremista Victor ou que o corinthiano Felipe? Não dá pra entender... Veja o que o Dunga poderia levar de maior qualidade, "Made in Brazil":

Marcos (Palmeiras): Voltou a atuar em grande estilo nos últimos tempos graças à sua sequencia de jogos, sem lesões. O 'boa praça' poderia acrescentar muito ao grupo de Dunga não só com sua experiencia de goleiro pentacampeão e de melhor jogador da Libertadores de 1999, mas também em vários fatores extra campo. Seria também uma grande maneira do 'Santo' encerrar sua carreira.

Rogério Ceni (São Paulo): Está voltando de contusão, e ainda longe da sua forma ideal, tomando por base suas ultimas atuações pelo Tricolor. Também é boa praça, tricampeão mundial interclubes e pentacampeão mundial com a seleção também. Acrescentaria muito ao grupo de Dunga, assim como Marcos. Resta saber se ele aceitaria a reserva de Júlio César, como já declarou o goleiro do Verdão.

Victor (Grêmio): Grande goleiro, em ascenção. Sua convocação era reivindicada há muito tempo e foi consumada na última Copa das Confederações. Justo.

Fábio (Cruzeiro): No auge. Ou pelo menos muito próximo a ele. Já é um pouco mais experiente do que Vítor e é grande responsável pela boa campanha do Cruzeiro no Campeonato Mineiro e na Libertadores, onde foi campeão e vice, respectivamente. Sabe se impor contra os atacantes, Porém é dono também de um vasto retrospecto de "lambanças" durante sua carreira. Nada que atrapalhe uma possível convocação.

Felipe (Corinthians): Sofreu altos e baixos no Corithians, desde o rebaixamento para a série B e a perda do título da Copa do Brasil em 2008 para o Sport, até a conquista do Paulistão e da Copa do Brasil desse ano. Atualmente vive grande fase, em lua de mel com a torcida, com grandes atuações. Há quem diga que essas grandes atuações são, em parte, por merito de Chicão e William, a dupla de zaga do Timão. Mesmo assim, ele não deverá ter problemas atuando com Lício e Juan.

Bruno (Flamengo): Se o Dunga não levar, Carlos Queiróz, técnico da seleção de Portugal, leva. O Benfica de Portugal já manifestou interesse em contar com os serviços do goleiro, e ele que tem ascendência portuguesa pode fácilmente conseguir uma cidadania lusitana. Seria uma grande perda para o futebol brasileiro. É um jogador que já demonstrou qualidade, personalidade e inclusive é batedor de faltas, assim como Ceni. Também merecia um lugar na Seleção Canarinho.

Mas qual seria o ideal? Na minha opnião deveria-se combinar um goleiro experiente e um jovem como supeltes de Júlio César. Neste caso, uma vaga seria para Marcos ou Ceni e a outra seria disputada entre Victor, Fábio, Felipe e Bruno. Entre Marcos e Rogério, o caminho do Santo Alviverde é bem mais curto do que o do goleiro do Tricolor do Morumbi por estar em melhor fase. Já na segunda vaga julgo a disputa mais acirrada, mas Vítor ainda sai na frente por ter sido convocado recentemente.

A minha sugestão: Marcos e Felipe. Não preciso repetir tudo o que eu já disse sobre esses goleiros, mas uma convocação seria uma ótima maneira de coroar o fim da carreira de um goleiro e o início da carreira de outro. Independente disso, as camisas 12 e 22 da nossa seleção estarão em em muito bem entregues se estiverem nas costas de algum desses 6 goleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário