terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Jogada de craque



O que eu, palmeirense, tenho a ver com a contratação do Ronaldo pelo Curintia?! Apenas estou torcendo pra que dê errado dentro dos campos. Mas eu, publicitário, crítico e adorador de esportes tenho que aplaudir a maior contratação do futebol brasileiro nos ultimos tempos.

A qualidade técnica deste mito do futebol é inegável. Mas até onde ele pode chegar no alto de seus 32 anos, acima do peso, com seu histórico de lesões, fumando e bebendo em excesso. Claro que como ele mesmo diz, a saúde dele está muito melhor do que a de muita gente por ai (onde até eu me incluo). Mas ainda não é parâmetro para um atleta profissional do porte dele.

Agora me pergunto: caso na estréia dele ele se machuque (o que não seria uma surpresa), fique mais 3 ou 4 meses sem jogar, o Sport Club Corinthians Paulista vai sair perdendo? A resposta é simples: Não.

A marca “Ronaldo” é um dos maiores parceiros que uma empresa pode ter. Um fenômeno do Marketing. Jogar futebol poderá ficar em segundo plano. Na minha opinão, isso destrói a magia do futebol que nada mais é feita do que o amor que um torcedor tem pelo seu time, pelas belezas e plasticidades em uma jogada, pelo amor do jogador à camisa (esse último em extinção, com apenas mais duas espécies: São Marcos e Rogério Ceni). Mas o caso Ronaldo no Corinthians é apenas uma gota num oceano de negócios do marketing esportivo. E não podemos fazer nada a não ser bater palmas para essa jogada de mestre da competentíssima diretoria do Parque São Jorge, que vai dar certo na empreitada de reerguer o Corinthians não só do maior tombo que um time pode levar, o rebaixamento, mas também da reconstituição financeira do clube.

Esse gordinho ai não é nada besta também. Ou você acha que ele está batendo uma bola na fazendinha só pra ajudar os Gambás?! Só porque ele é bonzinho?! Muito pelo contrário... Ele vai levar uma grana alta também. Aliás, as vezes acho que o Ronaldo que está contratando o Corinthians ao invés do Corinthians estar contratando o Ronaldo. Já vou explicar: Em 2002, quando o Ronaldo se transeriu da Inter de Milão para o Real Madrid, o contrato firmado entre as partes citava que o clube lucraria 50% de todo contrato publicitário que o atleta viesse a assinar. O que é totalmente comum e compreensível, uma vez que o Ronaldo era atleta e funcionário do Real Madrid. Mas para ele, o maior montante de dinheiro arrecadado na sua passagem pelo time da ZL não será atrevés do seu “modesto” salário de R$ 400 mil mensais, e sim pela comissão na comercialização de espaços no uniforme do time. Isso mesmo. Ele será responsavel por trazer novos patrocinios para a camisa, manga, calção e meias. Suas comissões vão variar de 30% à 80%, prevendo assim uma ganho líquido de R$ 15 milhões para nosso atleta-executivo. Sem contar que o uniforme corinthiano vai parecer de time pequeno do interior com todos esses espaços vendidos. Claro, com todo o respeito às equipes que usam essa tática de vender cada centímetro quadrado do seu uniforme. Mas sinceramente, o time do Parque São Jorge é muito maior e poderia, com um planejamento adequado, vender apenas o espaço convencional da sua camisa.

Planejamento de marketing esportivo o qual não existe em nenhuma agremiação das terras tupiniquins. O qual é de excelencia maior em times europeus de futebol e norte-americanos de basquete, beisebol e futebol americano e que causa a debandada dos atletas brasileiros para fora do país. Não vou entrar em maiores detalhes, mas vou citar um grande exemplo, semelhante ao que está acontecendo aqui com o Corinthians: David Beckham no Milan. Ahh vá! Você acha que ele tem futebol pra jogar lá?! Com Kaká, Pirlo, Gattuso e Seedorf?! Nem ferrando!



O Milan esse ano ficou de fora da maior competição internacional da europa, a Champions League. Isso significa uma grande parte de perda de receita, cerca de 15 milhões de euros. A vinda de Beckham deve tapar esse rombo no orçamento do time milanês, uma vez que ele pode ser considerado um dos jogadores mais famosos do mundo e o que repercurte mais na Ásia (local onde o Milan faz uma intertemporada nesses ultimos dias), trará uma arrecadação monetaria considerável para os cofres do time de Kaká & Cia., com a venda de camisas e outros suvenirs do time e do jogador.

Nada posso dizer a não ser parabéns à diretoria corinthiana pela contratação do maior garoto-propaganda do futebol brasileiro, apesar de condenar o leilão que farão com o maior patrimonio do seu clube, a sua camisa, e da maneira que será feita, em sociedade com um atleta. Infelizmente o futebol não tem mais o mesmo charme e magia de antigamente. Hoje em dia, tudo gira em torno do dinheiro. Mas aquele que não se adaptar ao mundo do futebol capitalista, morrerá na praia.

Um comentário:

  1. Olha só tenho a concordar como publicitária realmente puta jogada. E como torcedora do melhor time do mundo, são paulina(e como mala pq eu posso...haha)tenho q dizer q o curintxa fez uma contratação felomenal e tomara q venha uma contusão felomenal por ai!

    Boa Vi!!
    amei!!

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