terça-feira, 4 de maio de 2010

E vamos continuar falando de Copa...

Não sei se eu já falei aqui, mas pelo menos no meu twitter com certeza eu já disse: Eu adoro Copa do Mundo! E também tudo o que é bem derivado dela.

Antes da bola rolar e antes também de eu completar o meu album, vamos dar alguns pitacos.

Levar Neymar, Ganso e Ronaldinho Gaúcho? Sim! Tenho meus 22 anos e desde que eu me entendo por gente nunca vi uma Copa sem um Ronaldinho (desde 1994). E acho que seria injustiça deixar este Ronaldo de fora desta Copa. Ele está longe de jogar todo seu futebol, isso é fato. Mas vem crescendo cada vez mais de rendimento e está muito a frente de algun jogadores do atual elenco de Dunga, como Elano. É o mesmo praticamente o mesmo caso de Paulo Henrique Ganso, que é jovem, tem talento e é craque. Um maestro em campo com a camisa do Santos. Merece tanto um lugar quando Gaúcho. Já Neymar, atravessa uma boa fase, mas não seria unanimidade na minha seleção. Seria convocado pela sua boa fase, mas não é uma peça que faria tanta diferença no elenco de Dunga como o PHG.

Talvez eu não levasse metade dos jogadores que o Dunga vai levar caso eu estivesse no lugar dele. Mas tenho que dar ao braço a torcer que o time dele é sólido, bem treinado e bem montado. Tem tudo pra trazer o Hexa pra casa e calar a boca de muita gente. Nunca fui a favor de que o Dunga fosse contratado para ser o técnico da nossa seleção, mas nunca contestei os resultados dele e nunca achei que um dia ele tivesse que deixar o cargo. Só acho que nosso treinador deveria controlar um pouco mais a sua língua, mas quem sabe com o tempo ele não aprenda.


A concorrência

Apesar de eu botar fé na nossa seleção, eu abriria um olho maior com as três seleções que julgo serem as maiores pedras no nosso caminho: Espanha, Inglaterra e Holanda.

A fúria tem um time tão bem montado quanto o nosso, mas além disso seus principais jogadores atravessam excelentes fases individualmente, como Xavi, Iniesta e Villa. O time do técnico Vicente Del Bosque atravessou uma série invicta de mais de 30 jogos até cruzar com a seleção Norte-americana na Copa das Confederações. Mesmo assim, a campeã européia de 2008 entra na competição como a grande favorita nas casas de apostas. Talvez o grande time a ser batido.

Já a seleção da terra da Rainha sofreu com a perda do modelo, pop star e volante David Beckham com uma lesão no tendão de Aquiles e com a crise "à la TV Fama" entre Wayne Bridge e o ex-capitão John Terry. Apesar de tudo isso, seu maior trunfo não está dentro das quatro linhas, apesar da excelente fase que o meia atacante Wayne Rooney atravessa, mas sim na beira dela: Fabio Capello. O técnico e ex-volante italiano teve grande importancia reconhecida na classificação da Inglaterra para a Copa do Mundo após o fracasso da eliminação inglesa nas eliminatóras da Euro 2008 e pode surpreender assim como a Itália em 2006.

E a Laranja que, enfim, desde 1974, voltou a ser mecânica. Com um futebol envolvente e ofensivo, a segunda maior sensação do futebol europeu de hoje (atrás da Espanha). Comandada por Robben e Sneijder, a seleção holandesa tem como o seu maior trunfo o mesmo que o da nossa seleção canarinho: o conjunto e a solidez.

Um palpite pra final? Brasil X Espanha. Que vença o melhor? Não! Que vençamos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário